Nota de Repúdio - Vigilantes Sta. Mônica

Publicado: 01/07/2019 - 18:46
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56

Nota de Repúdio

O Instituto de Filosofia reafirma os princípios democráticos da Universidade e repudia a atitude de parte dos vigilantes que tentaram impedir a manifestação cultural do Terno de Congada Quilombo dos Palmares nas dependências da Universidade durante a realização do evento “I Simpósio História e Imagem: Humanidade visual em olhares mecânicos” Coordenado pela Profª Drª Ivete Batista da Silva Almeida, do INHIS-UFU. A professora relata o ocorrido:

“Embora em relação ao diálogo e à troca de experiências o saldo do evento tenha sido plenamente positivo, encerramos nosso encontro com um inadmissível espetáculo de desrespeito e racismo por parte dos vigilantes do campus, que de maneira abusiva, tentaram impedir a apresentação do Terno de Congado Quilombo dos Palmares. Inicialmente, a alegação da equipe de segurança amparou-se na alegação de ser proibido o uso de equipamentos de som no saguão do bloco 5 O. Todavia, diante de nossa sugestão para que a apresentação do Terno fosse levada para um dos auditórios reservados, a reação dos vigilantes foi a de afirmar que "Isso tem que parar." A frase é autoexplicativa e não deixa dúvidas.

Embora tenhamos ficado indignadas, a ação autoritária e preconceituosa só veio demonstrar que a circulação das ideias e o debate sobre cultura, relações étnico-raciais, relações de gênero, manipulação ideológica, liberdade e democracia, se fazem, mais do que nunca, urgentes e necessários.

Dessa forma, agradecemos a todos e todas que se solidarizaram com os representantes do Terno de Congada Quilombo dos Palmares e com a organização do evento repudiando atitudes racistas.”