Nota de Falecimento

Publicado: 26/05/2020 - 09:08
Última modificação: 26/05/2020 - 09:52

É com pesar que comunicamos o falecimento do professor José Cavalcante de Souza ocorrido no dia 24 de maio. Ao longo dos seus 95 anos, o professor Cavalcante destacou-se como um dos mais importantes estudiosos da língua e filosofia gregas no Brasil, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de helenistas. O professor Cavalcante lecionou por muitos decênios na Universidade de São Paulo e depois na Universidade Estadual de Campinas. Sua última atividade acadêmica foi na Faculdade de São Bento, onde dirigiu o seminário de pesquisa “Tradição Poética Grega e Discurso Filosófico”. Ele publicou traduções comentadas do “Banquete” e do “Fedro” de Platão e organizou o volume dos Pré-socráticos da coleção “Os pensadores”, marcos importantes dos estudos filosóficos no Brasil. Mais recentemente traduzira a “Ilíada” de Homero e estava ultimamente dedicado à tradução da “Odisseia”. Várias outras traduções, como as da “Metafísica” de Aristóteles e dos poemas de Píndaro, também estavam em fase de revisão para serem publicadas.

Prof. Alexandre Guimarães Tadeu de Soares