Nota de Falecimento

Publicado: 16/09/2020 - 14:35
Última modificação: 16/09/2020 - 14:36

Faleceu na tarde do dia 15 de setembro, o Prof. Marcos Lutz Müller. Tendo feito toda a sua trajetória como professor na Unicamp, participou da abertura e consolidação do Curso de Graduação em Filosofia da Unicamp e foi um dos fundadores da Sociedade Hegel Brasileira. Intensamente e conceitualmente, muito fez pela divulgação do pensamento de Hegel no Brasil, principalmente por sua leitura crítica e com crivos rigorosos de interpretação. Em sala de aula era um professor sereno, amigo, mas sempre pautado por um alto nível de critérios exegéticos e padrões metodológicos. Era exímio para explicitar e desdobrar conceitos, demorando-se longamente num encadeamento que considerasse importante. Sempre passou para os alunos o gosto pelo rigor, o respeito com o tempo e o ritmo na produção universitária, e o zelo pela referência elucidativa ao original. Sua paciência ia além das aulas, permanecendo entre os alunos e mostrando estima pelo debate acadêmico, mesmo depois de a aula ter se encerrado. No Instituto de Filosofia da UFU encontram-se vários de seus ex-alunos que, junto de outros colegas, se despedem nesse momento desse tão querido e marcante Professor.

Instituto de Filosofia - UFU