Acontece

Memorial Prof. Jakob Schneider

por Marcos
Publicado: 14/01/2021 - 08:54
Última modificação: 14/01/2021 - 09:00

Foi publicado na revista virtual “Iberica Philosophica Mediaevalia” pelo Prof. José Meirinhos da Universidade do Porto (Portugal) um memorial sobre o Prof. Jakob Hans Josef Schneider que reproduzimos abaixo:

Jakob Hans Josef Schneider (1953-2020)

Dia 31 de dezembro de 2020 faleceu em Uberlândia o Professor Jakob Hans Josef Schneider. Doutorado em Filosofia na Friedrich-Wilhelms-Universitätde Bonn, Alemanha, em 1995, sob a orientação de Wolfgang Kluxen com uma tese sobre Hobbes e a Escolástica tardia (Thomas Hobbes und die Spätscholastik), era desde 2008 Professor de Filosofia Medieval na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

 

A sua atividade académica e científica sempre esteve centrada na Filosofia Medieval, que gostava também de discutir com vivo interesse, sobretudo quando versava os seus temas preferidos, que eram vastos: da epistemologia à política, da metafísica à ética, das classificações das ciências às disputas escolásticas, como fica bem expresso nas suas publicações. Em 1988 publicou, em colaboração, a introdução e tradução para alemão de O mestre de Tomás de Aquino (Felix Meiner, Hamburg); em 2006 publicou a tradução alemã da versão latina de Gundissalino do De scientiis de Al-Farabi (Herder, Freiburg i.B.), com uma extensa introdução (pp. 13-118) onde trata dois temas em que era reconhecido especialista: a recepção da filosofia árabe na Idade Média latina e a classificação e descrição das ciências em Alfarabi. O volume Philosophy and Learning. Universities in the Middle Ages, que co-editou com Maarten Hoenen e Georg Wieland (Brill, 1994) assim como o estudo que aí publicou, assinalam também um dos temas sobre os quais trabalhará em permanência: a inclusão das ciências e da filosofia no ensino universitário medieval. Os seus trabalhos, sempre marcados por uma cuidadosa erudição e um penetrante interesse especulativo encontram-se publicados em múltiplas revistas: Anales de La Facultad de TeologíaArchives d’histoire doctrinale e littéraire du Moyen ÂgeCultura e FéBrazilian Geographical JournalEducação e FilosofiaHorizonte CientíficoPatristica et MediaevaliaPhilosophy StudyPoliÉticaPrincipiaScintillaTrans/Form/Ação.

 

Após o doutoramento Jakob Schneider ocupou posições de investigador e docente em diversas universidades na Alemanha e no Brasil, onde também orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Em 1996 defendeu a ‘Habilitation’ na Eberhard-Karls-Universität de Tübingen, com um trabalho dedicado à Metafísica em Tomás de Aquino (Metaphysik bei Thomas von Aquin, Teil I: Grundlegung) e ensinou nessa mesma universidade a partir de 2003. Foi também professor visitante em diversas universidades europeias (Praga, Metz, Riga). A partir de 2005 Jakob Schneider desenvolve a sua carreira no Brasil, primeiro como investigador visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o apoio do Professor Luis Alberto de Boni; e em 2008 ingressou como Professor de Filosofia Medieval na Universidade Federal de Uberlândia, onde passou a ensinar e a orientar sobre um amplo leque de temas. Com os seus colegas medievistas do Instituto de Filosofia da UFU criou em 2017 o Centro Internacional de Estudos Medieval da Universidade Federal de Uberlândia (CIDEMUFU), do qual era desde então o coordenador e onde presentemente desenvolvia um projeto em torno das “Teorias do intelecto na Idade Média”, que foi o tema do I Colóquio do Centro, em 2019. É também a partir da atividade de ensino e do CIEM que a Filosofia Medieval tem, sob sua coordenação, participação central na “II Bienal de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia” que decorreu de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, dedicada ao tema A modernidade e as suas origens.

 

Há bem pouco tempo, de 3 a 14 de novembro de 2020, em paralelo com a XXIII Semana de Filosofia tinha organizado o II Colóquio do Centro Internacional de Estudos Medievais da UFU, em torno do tema “Da Universidade: história, conhecimento e pesquisa”, onde apresentou a comunicação “O Ensino Superior nas Universidades Medievais”. Pretendia publicar em 2021 um volume com as comunicações apresentadas nesse colóquio, tarefa que já não poderá realizar, mas que os seus colegas pretendem agora transformar em volume de homenagem à sua carreira académica, dando assim continuidade ao seu labor e projetos de promoção da pesquisa sobre a Filosofia Medieval.

 

Com uma saúde frágil, Jakob Scnheider foi acometido por uma crise aguda de asma que o vitimou no último dia de 2020. Os seus colegas, amigos e familiares sentirão a falta da sua tranquila personalidade e da inteligência com que animou tantas discussões. R.I.P.
 José Meirinhos (Universidade do Porto).

Fonte: https://mailchi.mp/3db4e4f83643/iberica-philosophica-mediaevalia-vol-45