Nota de Falecimento

Publicado: 10/09/2021 - 16:15
Última modificação: 12/09/2021 - 20:41

O Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia lamenta profundamente o falecimento do Professor Carlos Gustavo González, ocorrido no dia 10 de setembro de 2021.

Professor Carlos González graduou-se em Filosofia em 1984 pela Universidad Del Salvador. Seus estudos de pós-graduação foram realizados na Unicamp, onde concluiu o mestrado, em 1991, com sua dissertação intitulada “Modelos da Teoria de Zermelo”, e o doutorado, em 1994, com sua tese intitulada “Ordens densas, partições e o axioma da escolha”. Também na Unicamp realizou estágio de pós-doutorado entre 1994 e 1996.

Em sua carreira docente, lecionou em diversas instituições de ensino superior argentinas e brasileiras. Professor Carlos González tornou-se professor efetivo do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano de 2010. Desde então, colabou com a formação de centenas de graduandos de diversos cursos de graduação da UFU lecionando, principalmente, as disciplinas de Lógica e Filosofia da Ciência.

Em três décadas de pesquisa, dedicou-se a diversos aspectos no campo da Lógica e da Filosofia da Matemática. Nos últimos anos, apresentou interesse pela Filosofia da Psicanálise. Por um longo período, o Professor Carlos participou do Colegiado de Extensão do Instituto de Filosofia, ajudando a consolidar a Coordenação de Extensão e a realização de atividades extensionistas.

Desde 2019, o Professor Carlos González vinha sofrendo com o agravamento de sua condição de saúde. Seus amigos e colegas sentirão sua falta. Sua memória será carinhosamente preservada na história do Instituto de Filosofia e na biografia de cada colega e discente que se beneficiou de sua competência filosófica. Que neste momento triste possam os familiares e amigos encontrar conforto nas boas lembranças deixadas pelo Prof. Carlos González.