Nota de Falecimento

Publicado: 31/05/2022 - 18:58
Última modificação: 31/05/2022 - 19:13

O Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, por meio de sua Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Colegas e Comunidade, lamenta profundamente o falecimento do médico e ex-prefeito de Uberlândia, nosso também ex-aluno de Filosofia, Zaire Rezende.

Zaire foi responsável por uma série de ações na cidade  de Uberlândia. Cabendo destacar: o  planejamento participativo com as assembleias nos bairros; a construção do sistema municipal de saúde, que com ele foram inauguradas as primeiras unidades básicas de saúde na década de 1980, fazendo de  Uberlândia  um dos municípios pioneiros e referências para a construção do SUS; sistematizou as bases constitucionais do SUS;  implantou a Estratégia Saúde da Família, quase 10 após a criação da política nacional.

Foi na gestão do Dr. Zaire que foi criada  DIVISÃO DA MULHER na Prefeitura Municipal de Uberlândia, lotada na SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, e foi também por meio dela que foram feitas articulações para instalação da CASA ABRIGRO TRAVESSIA, projeto elaborado e proposto pela SOS Mulher e prontamente acolhido por Zaire.

Que neste momento triste possam os familiares e amigos encontrar conforto nas boas lembranças deixadas por ele.