Luiz Carlos Santos da Silva

Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Formação:

Doutor, mestre, bacharel e licenciado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor adjunto de filosofia política clássica na UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Atuo pesquisando na área de filosofia política e teoria do conhecimento na modernidade, com ênfase em Teoria das Paixões, Estado, Soberania, Jusnaturalismo, Contratualismo e Representação Política. Sob o prisma das aplicações do método científico de Bacon, Galileu e Descartes para a fundamentação do pensamento político moderno, dediquei-me à investigação da filosofia natural e política de Thomas Hobbes, a partir de criticas e de apropriações contemporâneas de autores como Lebrun, Strauss, Habermas, Foucault, Agambem, dentre outros. Atualmente continuo desenvolvendo pesquisas voltadas para uma critica à ideia de modernidade científica e política centralizadora no pensamento de autores como Maquiavel, Bacon, Hobbes e Descartes, a partir de perspectivas contemporâneas que identificam nessas filosofias o fundamento estético do artifício e da representação como imitação. Não obstante, como exercício de minha formação em Latim clássico, tenho também me dedicado à tradução de textos e correspondências de autores modernos do latim para o português, a exemplo das Terceiras Objeções de Hobbes às Meditações cartesianas. (Texto informado pelo autor)