Equipe
Docente

Marcos César Seneda

Professor Associado - Doutorado - Dedicação Exclusiva
por Raquel
Publicado: 27/09/2018 - 14:35
Última modificação: 04/03/2022 - 10:05
Cargo: 
Professor Associado
Situação Funcional: 
Em exercício
Titulação: 
Doutorado
Regime de Trabalho: 
Dedicação Exclusiva
Formação: 

Formação e Atuação Profissional:

Atualmente é Professor Associado do Instituto de Filosofia (IFILO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde ensina e pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação em Filosofia. Tem interesse nas áreas de Filosofia Moderna e Antiga, e particularmente nos temas de Teoria do Conhecimento e Teoria da Ação. Participa da Sociedade Kant Brasileira. É Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Estuda os pensamentos de Max Weber, Immanuel Kant e David Hume. Trabalha principalmente com os seguintes temas: causalidade, análise e síntese, espaço e tempo, fundamentos da geometria, teoria da ação, teoria das ciências humanas e fundamentação da ética.
 

Atividades de Pesquisa:

Desde 2019 atua como pesquisador do CNPq. Trabalha, nesse momento, em duas linhas de pesquisa que coadunam interesses teóricos e práticos.  i) Em Teoria do Conhecimento, procura examinar a correlação entre teoria da causalidade e fundamentação da síntese nos pensamentos de Hume e Kant. Esse tema delimita um tratamento comum que vem sendo dado ao pensamento dos autores escolhidos há mais de uma década, seja através da pesquisa e da orientação de monografias, seja através da docência, com o estudo do Tratado da natureza humana e do Ensaio sobre o entendimento humano, de David Hume, ou com o estudo da Crítica da razão pura e do pensamento pré-crítico de Immanuel Kant. Esta área de pesquisa tem orientações conduzidas em diversos níveis de formação e importantes resultados publicados sobre a relação do pensamento de Hume e de Kant com espaço, tempo e fundamentos da geometria. ii) Em Teoria da Ação procura estudar os fundamentos da teoria da ação a partir das obras de Aristóteles e Max Weber. Com esse procedimento, essa linha de pesquisa visa a contrapor, com o objetivo de iluminá-las reciprocamente, a teoria da deliberação de Aristóteles e a teoria da ação racional de Max Weber. Um dos focos de interesse que orienta essa investigação é examinar a relação entre as reflexões metodológicas advindas do kantismo (dentre as quais, particularmente, as de Heinrich Rickert) e a obra metodológica de Max Weber.  Sobre Weber, o pesquisador tem dois livros publicados, um como autor e outro como organizador.

Mais informações sobre atividades de investigação podem ser colhidas junto ao Grupo de Pesquisa do CNPq: “A fundamentação da síntese e a teoria da causalidade” (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5876710305091343). No Instituto de Filosofia (UFU) esse Grupo de Pesquisa do CNPq ganha corpo com as atividades semanais do Grupo Kant-Hume, coordenado pelo docente (https://cepfiufu.blogspot.com/p/grupo-de-estudos-kant-hume.html). Sobre a identificação do pesquisador pode ser consultado o vínculo com o Orcid (https://orcid.org/0000-0003-1227-2866). Um perfil acadêmico do docente associado a um acervo importante de textos publicados pode ser encontrado em Academia.edu (https://ufu.academia.edu/MarcosCésarSeneda) e também em Philpapers (http://philpapers.org/profile/71384). As atividades de pesquisa também são  desdobradas com a participação do pesquisador nas atividades do CEPFI (https://cepfiufu.blogspot.com/) e nos GT’s Hume e Kant da ANPOF.