Ataque ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da UFU

Publicado: 04/05/2021 - 18:38
Última modificação: 05/05/2021 - 10:08

A Direção do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia vem a público manifestar seu apoio ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da UFU, coordenado pelo Prof. Dr. Alcino Bonella e pelo pesquisador de pós-graduação Gustavo Henrique Coelho, diante dos recentes ataques e assédio, sofridos, em redes do Grupo e em mensagens de celular para integrantes dele, provindos de pessoas com atitudes agressivas e injuriosas, anti-intelectuais, contrários aos Direitos dos animais, misóginos e machistas, dispostos a interferir, autoritária e agressivamente, num grupo de pesquisa acadêmica e em esforços de divulgar e defender a ética e os direitos dos animais. Repudiamos, não apenas esses ataques, mas em especial manifestações de assédio moral e sexual contra integrantes do gênero feminino do Grupo.

A Direção repudia veementemente tais atos imorais e ilegais por pessoas que não aceitam a presença de mulheres na ciência e na filosofia, tampouco aceitam o conhecimento embasado em pesquisa cuidadosa, liberdade real de expressão e equidade de gênero.

Convidamos nossa comunidade a somar neste gesto de repúdio e a se manter alerta. É fundamental que impeçamos — como comunidade acadêmica, científica e, antes de tudo, filosófica — episódios como esses. Para além de podermos atuar em espaços virtuais e presenciais seguros, compartilhando saberes e um pensamento crítico, é necessário coibir e se indignar com tamanha violência