Humberto Aparecido de Oliveira Guido

Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Formação:

Professor Associado do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (IFILO/UFU), desenvolve atividade de pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) e Educação (Doutorado), orientando projetos de dissertação dedicados à obra do pensador italiano Giambattista Vico, e teses de doutoramento no âmbito da Filosofia da Educação e da Espistemologia das Ciências Humanas. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), doutorou-se em Educação na área de Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (1999, bolsista da CAPES, Programa PICDT). Em 2007 obteve bolsa do CNPq (Bolsa PDS/CNPq) para a realização do estágio de pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2007-2008). Desde 1997 coordena o Grupo de Estudo da Filosofia Social de Giambattista Vico. Na esfera administrativa da UFU exerceu a chefia do Departamento de Filosofia (1999-2002), a direção da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (2003-2007) e a direção da EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia (2008-2012).