Equipe
Docente

Leonardo Ferreira Almada

Professor Adjunto - Doutorado - Dedicação Exclusiva
por Raquel
Publicado: 27/09/2018 - 14:26
Última modificação: 04/03/2022 - 08:47
Cargo: 
Professor Adjunto
Situação Funcional: 
Em exercício
Titulação: 
Doutorado
Regime de Trabalho: 
Dedicação Exclusiva
Qualificação: 

Formação: 

(I) ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Sou Professor de Filosofia (Nível Associado I) do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia (Doutorado e Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-MG), por onde atuo desde 2011 nas áreas de Filosofia da Mente, Filosofia das Neurociências e Ética. Entre os anos de 2010 e 2011, fui Professor Adjunto I de Filosofia da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Goiás (Goiânia-GO), atuando nas mesmas áreas. Entre os anos de 2003 e 2010, atuei como Professor estagiário (bolsista CAPES), Professor substituto (pela UFRJ e pela UERJ), e como Professor de Universidades privadas, inclusive do curso de Filosofia da Faculdade João Paulo II, vinculada à PUC-RJ.

(II) FORMAÇÃO (GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO): Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEFIL-UFRJ); Mestre (com bolsa CAPES) e Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ). Ao longo de todo esse trajeto, estive majoritariamente entretido com o estudo das relações mente-corpo, ora sob uma Perspectiva Fenomenológica ora sob uma Perspectiva Ética, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Alberto Cerqueira.

(III) ATIVIDADES DE PÓS DOUTORADO: (2) Pós Doutorado (2016-2017) junto à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, sob a supervisão do Prof. Dr. André Porto. Esta pesquisa se intitulou "O Organismo como alicerce da Mente Consciente: Relações de Integração e Interação entre Cérebro, Corpo e Ambiente a partir de uma Perspectiva Corporificada e Emergentista". (1) Pós Doutorado (2009-2011, com bolsa FAPESP) pelo Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu (SP) sob a supervisão do Prof. Dr. Alfredo Pereira Júnior. Esta pesquisa se intitulou "A proposta de uma Neurociência Afetiva: uma Análise Epistemológica da Taxonomia das Emoções Humanas por Jaak Panksepp".

(IV) PESQUISA: Minha pesquisa se intitula "O Organismo como alicerce da Mente Consciente: Uma Perspectiva Corporificada e Emergentista para as Relações de Integração e Interação entre Cérebro, Corpo e Ambiente". A pesquisa se debruça sobre o papel desempenhado pelo organismo na estruturação da mente consciente, e propõe uma Perspectiva Corporificada e Emergentista para o que chamo de Problema das Relações Consciência-Mente-Encéfalo-Corpo-Ambiente.

(V) INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
(1) Sou o coordenador-líder do Grupo de Pesquisa "Relações de Interação e Integração entre Cérebro, Corpo e Ambiente sob uma Perspectiva Corporificada e Emergentista", o qual está registrado no Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4850361974625633).
(2) Sou Coordenador-líder do Grupo de Estudos "Emergência, Corpo e Mente Consciente", registrado no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
(3) Sou o Coordenador-líder do Grupo de Estudos "História do Pensamento: Origens e Caminhos do Problema Mente-Corpo", registrado no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
(4) Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9777-5667
(5) Perfil no 'Research Gate': https://www.researchgate.net/profile/Leonardo_Almada